17 de mai. de 2016

O Poder da Influência Cristã


Quem dizem os homens que eu sou? Marcos 8:27

Jesus faz uma pergunta aparentemente muito simples aos seus discípulos, talvez até muito tendenciosa no ponto de vista daqueles que procuram o reconhecimento do seu publico;mas este não é o caso aqui pois jesus já havia deixado claro para o diabo que ele não estava interessado em ser  reconhecido para manter seu ministério(Mt.4:4-10).
o pensamento de Jesus vai alem disto. É uma pergunta que  devemos fazer em virtude da responsabilidade que impõe a integralidade do dever de cada um de nos diante da nobre tarefa de pregarmos a sua palavra. Porem temos que levar em consideração que se não entendermos até que ponto nossa mensagem quer seja por , palavra ou testemunho  não está influenciando pessoas , então algo vai mal.

Como podemos falar de Deus nessa cultura de descrença e indiferença religiosa ou o ateísmo prático, onde  crentes não praticantes e agnósticos vivem como se Deus não existisse? Como comunicar a experiência de Deus aos homens do nosso tempo? Esse é sem duvida um desafio que a igreja tem para o nosso tempo.mas esse desafio o profeta Eliseu também enfrentou e conseguiu influenciar o seu entorno (2reis 4:9). Há uma canção que diz que estes são dias de Elias, de Moises e de Ezequiel, tenho que discordar; eles fizeram um relevante trabalho em seu tempo, mas eles já passaram e este é o nosso tempo, o meu tempo o teu tempo. A sociedade esta preparada para nos influenciar com todos os recursos que o deus deste século lhes tem dado para nos assediar, enquanto que por outro lado nos temos o dever de atuar rapidamente para não aceitarmos deliberadamente e sermos convencidos,mas ao contrário devemos agir como  Paulo nos ensina em 2 Cor 5:10,11.
Nestes últimos tempos  o povo evangélico tem se apercebido da necessidade social em grande escala e não digo que não o façamos, mas muitos tem se aplicado a este tema nada mais nada menos do que por status social e não  estratégia de aproximação da necessidade da alma. Obra  social não  é mais do que um dever que qualquer cidadão com bom senso e bom coração  deve realizar ;os tradutores da bíblia sagrada chamam de "O BOM SAMARITANO" um homem que atendeu a um ferido à beira do caminho, eu entendo que ele foi chamado de "bom" pelo simples fato de que Jesus queria ensinar que ele fez o que todos deveriam fazer mas não fizeram, assim que nos resta uma rica lição de que nosso testemunho é o que realmente fará a diferença no nosso entorno.
Temos que ser calor para esta sociedade fria, fria de sentimentos, de relacionamento etc..(atos 2:47)
Temos que nos aculturar periódicamente  com o nosso entorno para contextualizar o evangelho  de Cristo( a cultura celestial).
Temos que entender as necessidades reais da sociedade para podermos lançar sobre ela uma palavra adequado para cada problema existente.
A pergunta que não vai calar é a seguinte: como o sociedade nos está vendo? como participante ativos de suas atividades  sendo um referencial de valores e princípios concretos que esta definindo o contexto espiritual atual? ou estamos tão envolvidos mas sem sermos notados pelos valores que representamos? termino estas palavras dizendo que quando Jesus fez aquela pergunta:Que dizem os homens quem sou ? ele não estava esperando que as pessoas lhe afagasse o seu ego mas que compreendessem que mesmo com discursos duros  e palavras diretas em alguns momentos e não apenas por águas transformadas em vinho ou mortos ressuscitados e alguns paralíticos curado ele era o filho de Deus e todas as suas ações o declarava como  Deus entre os homens o messias, aquele que trouxe o reino de Deus à terra.
Cada um de nós temos um papel extremamente importante a desempenhar  no nosso tempo. Sempre haverá alguém nos observando,  repudiando ou nos admirando por aquilo que fazemos.
O seu poder de influência determinará o seu caminho e os que seguem o seu caminho, confirmará  se os seus valores são estáveis ou frágeis, se seus princípios  morais e espirituais são seguros ou se você age apenas por impulso. olhe a sua volta e veja se estas sendo seguido; seu estilo de vida diz o quanto você é importante para Deus e para a sociedade.
Deus te abençoe 
Pr. Elizeu Batista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário