10 de mai. de 2016

Alma Ferida



Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, o qual é a salvação da minha face, e o meu Deus. Salmos 42:11
Somos capazes de identificar todos os males que causaram feridas ao nosso coração; podemos até encontrar justificativas para estabelecer-mos um culpado pela nossa dor; mas afinal em 99% dos casos não sabemos qual o remédio para a cura.O campo dos sentimentos é onde residem as mais terríveis ameaças para a alma.
Parece que o remédio para a alma foi plantado junto à fonte da juventude. Todos procuram, mas ninguém o encontra;é ai que nos sentimos impotentes diante de tantas circunstâncias, algumas bem recentes e outras tão antigas que insistem em permanecer conosco para sempre. Essas  feridas  tem patologia física mas as dores são na alma um lugar que a medicina acredita ter encontrado a cura com a Psiquiatria.  A palavra Psiquiatria deriva do Grego e quer dizer "arte de curar a alma", segundo a  Wikipédia  “psiquiatria é uma especialidade da Medicina que lida com a prevenção, atendimento, diagnóstico, tratamento e reabilitação das diferentes formas de sofrimentos mentais, sejam elas de cunho orgânico ou funcional, com manifestações psicológicas severas”. Porem  a alma humana é uma região tão particularmente protegida que não está accessível  a meros tratamentos humanos e apesar de estar localizado entre o “Físico e o Espírito” é facilmente atingido por várias circunstâncias no decorrer da nossa existência. As feridas mais comuns são: agressão verbal, impedimento à liberdade física (prisão domiciliar) censura à liberdade de expressão,maus tratos, humilhação pública, rompimento de relacionamentos, mentira, traição,perda de um ente-querido e etc… sabendo de tudo isto ainda assim a medicina tem conseguido apenas minimizar  este mal.
Como lidar com isto?. Uma alma sadia é uma alma tratada, o salmista disse que a esperança dele estaria em Deus; Deus não é responsável por estes males como a maioria  dos que sofrem afirmam, na realidade ele é a cura. A bíblia diz  que a palavra de Deus é viva e eficaz,mais penetrante que espada alguma de dois gumes que penetra até a divisão da alma e do espírito, e da juntas e medulas, e é apta para discernir as intenção e os pensamentos do coração do ser humano (Heb 4:12), eis ai um segredo precioso, é que a medicina pode até diagnosticar o problema mas entrar no problema somente a palavra de Deus; só quem conhece a origem do mal pode tratar o mal. Deus deseja é que cada pessoa entenda que ele é a solução para os nossos problemas. Deus vela a noite toda para que quem confia em sua palavra tenha uma noite tranquila de sono;a bíblia diz: em paz também me deitarei e dormirei, porque só tu, SENHOR, me fazes habitar em segurança ( sal 4:8). Deus nunca fugiu de nenhum daqueles que lhe pedem ajuda; ao contrário ele diz em Mateus 11: 28 Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. É triste ouvir pessoas julgando Deus sem nem ao menos conhecê-lo ou pedir sua ajuda. Descansar em Deus e esperar na sua preciosa palavra é o tratamento mais eficaz para os males da alma, pois a medicina ameniza em parte o sofrimento mas ainda as cicatrizes continuam causando dores; quando o senhor trata a alma ele faz com que as cicatrizes sejam um memorial de que Deus esteve presente na hora da angustia.Eu afirmo que a dieta para o tratamento ser eficaz só depende  de cada pessoa que vai deixar de procurar um culpado para o seu problema e vai olhar pra dentro de si e dizer como o salmista disse: Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, o qual é a salvação da minha face, e o meu Deus. 
(Salmos 42:11). Deus é o médico você é o paciente; está na hora de estar diante dele e revelar o seu problema e deixar ele cuidar de ti.  Então vais descobrir que Deus mais do que ninguém não somente te ama, como definitivamente está todo o tempo interessado em curar as “feridas da sua alma”.
Deus te abençoe.
Pr. Elizeu Batista

5 comentários:

  1. Texto lindíssimo. Edificou meu dia e deu-me ânimo para ir em diante confiante na Graça e na Bênção do Senhor. Gratidão

    ResponderExcluir
  2. Texto lindíssimo. Edificou meu dia e deu-me ânimo para ir em diante confiante na Graça e na Bênção do Senhor. Gratidão

    ResponderExcluir
  3. Top! que Deus continue te abençoando e assim tambem seremos abençoado!!!

    ResponderExcluir
  4. Breve estaremos postando vídeos também. um abraco a todos vocês.

    ResponderExcluir
  5. Deus o abençoe pela palavra.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário